sábado, 27 de agosto de 2011

LAXAS ALBARIÑO 2010

Devo confessar que essa pretensa magna divisio entre brancos de verão e brancos de inverno sempre me irritou solenemente. São incontáveis as vezes em que este vinho me acompanhou em muitos e deliciosos jantares invernosos, com muito frio mesmo (lá fora claro está!), mas pronto…ok…concedo!

Estaremos, efectivamente, perante um excelente parceiro para os dias mais quentes e os cenários mais veraneantes. A solo ou acompanhado, este branco Galego, não desiludindo os grandes amantes da casta Albariño, faz as delicias de quem procura um vinho fresco, leve e despretensioso.

Não me podendo pronunciar sobre a sua longevidade, já que nunca provei colheitas mais antigas, posso, contudo, assegurar que se trata de um vinho muito regular e consistente, tantos foram os anos e as idas à simpática Galiza…para me deleitar com os seus mariscos e as suas típicas tapas.

Produzido pelas Bodegas - As Laxas, situadas nas margens do rio Minho, na D.O. Rias Baixas, Galiza, este Alvarinho, apresenta uma cor amarela citrina com laivos esverdeados e um aspecto brilhante e cristalino. Aromaticamente elegante e sem grandes devaneios olfactivos (graças a Deus! Já enjoa a quantidade desmesurada de “tropicalidade” que para aí anda…), apresenta um nariz muito limpo, com evidentes laivos de mineralidade e onde notas florais e frutadas, diria que maças e damascos marcam aqui forte presença, se encontram em perfeita harmonia.

Na boca revela bom corpo e bom volume. Mostra-se extremamente equilibrado, com uma acidez muitíssimo bem colocada e um final bastante sedutor. Afinado e bem proporcionado, refrescante e sóbrio, este vinho, podendo não representar um poema à casta Alvarinho, demonstrou sempre uma autenticidade e uma generosidade, perfeitamente capazes de nos deixar com um enorme sorriso nos lábios! Rias Baixas…what else!!!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RESTAURANTE DOC – Um Santuário Gastronómico no Douro

Situado naquele que é um dos percursos panorâmicos mais bonitos e arrebatadores do nosso país, a sumptuosa estrada marginal entre a Régua e o Pinhão, o Restaurante DOC localiza-se mais precisamente na Folgosa do Douro, concelho de Armamar.      
                                                                                           
Instalado num amplo edifício de arquitectura moderna, mas perfeitamente enquadrado no cenário envolvente, o DOC está literalmente construído em cima do rio, podendo a ele aceder-se também por via fluvial, atracando-se num cais simpático e funcional com capacidade para cerca de 15 barcos.

 
Este espaço beneficia ainda de uma deslumbrante esplanada, toda ela virada para aldeias, quintas e vinhas que ajudam a engalanar ainda mais o nosso horizonte, e na qual poderemos, sempre que o tempo permitir, deliciarmo-nos com uma tentadora refeição, participar numa animada tertúlia ou simplesmente degustar  um bom vinho.

Assente numa filosofia que se poderá designar de triangular, composta por uma cozinha elaborada, vinhos de qualidade e beleza paisagística, o DOC tem presenteado os seus clientes com uma carta repleta de boas sugestões vínicas que, não ignorando as demais regiões vinícolas portuguesas e até estrangeiras, possui uma natural incidência sobre vinhos provenientes do Douro.



Este esforço em estimular a descoberta do imenso património vínico da região, aliada a uma prática sensata no que ao preço dos vinhos respeita, valeu a este restaurante, poucos meses após a sua abertura, a atribuição pela Revista de Vinhos do prémio para a Melhor Carta de Vinhos Regional.

A ideia de que um bom vinho, quando bem harmonizado, pode engrandecer toda uma refeição, não é apenas uma prática diária do DOC…é sobretudo a sua bússola e o seu lema de vida! 


Mas não só de cozinha e de vinhos vive o DOC. Existe ainda todo um projecto ligado a eventos de outra natureza, o qual se encontra em permanente dinamização e se pauta sempre pelo respeito por toda a beleza de um território que a UNESCO classificou como Património Mundial. Esta constante preocupação tem-lhe permitido afirmar-se como um projecto âncora na dinamização do turismo no Alto Douro Vinhateiro.

As propostas gastronómicas são muitas, com a vantagem de serem apresentadas de formas variadas e até originais.
O Chef Rui Paula tem como preocupação primordial, a utilização de produtos genuínos e de elevada qualidade, que lhe permitam apresentar uma cozinha, essencialmente, de cariz tradicional português, embora elaborada com recurso a técnicas e a concepções mais actuais.


Como o próprio afirma, a sua culinária está intimamente ligada a sensações e a memórias antigas, cuja matriz visa sempre respeitar, não obstante a sua eterna busca por novas nuances que valorizem os aromas, os sabores e as texturas dos produtos.

Sem me querer alongar mais nesta minha já vasta descrição, e porque acredito que a consulta directa da fabulosa ementa que este Restaurante nos proporciona é muito mais aliciante, remeto-vos para o seu site oficial http://www.ruipaula.com/doc/menu, limitando-me somente a afirmar que se trata, indiscutivelmente, de uma espaço de emoções e de prazer, que com toda a naturalidade tem sabido fazer jus à reconhecida magistralidade do nosso DOURO!