sábado, 17 de novembro de 2012

DONA BERNARDA 2009 - CHILE

A Luís Felipe Ewards foi fundada em 1976, e é, inegavelmente, uma das empresas vitivinícolas mais modernas do Chile, exportando actualmente para mais de 60 países estrangeiros.

Trata-se de uma empresa que produz uma vasta gama de vinhos, destinados a satisfazer uma panóplia alargada de consumidores. Mais do que a diversidade propriamente dita, a qualidade dos vinhos produzidos tem sido sempre a sua maior preocupação e o seu factor diferenciador.          
                                           
Dona Bernarda é o vinho ícone lançado por Luís Felipe Edwards em honra de sua esposa, Bernarda.

Este vinho tem sido sempre produzido em pequenas quantidades e a partir de uvas da mais alta qualidade. Desde o início, a casta maioritariamente utilizada foi a Cabernet Sauvignon, geralmente misturada com Carmenere, Syrah e Petit Verdot. As percentagens utilizadas poderão variar em função da qualidade atingida em cada colheita.

Falamos de rendimentos muito baixos, elevadas concentrações, selecções cuidadosas, esmagamentos lentos e fermentações lote por lote. A este vinho é sempre oferecido o melhor tratamento em cada fase de sua vida, por forma a conferir o máximo de personalidade e complexidade à mistura final. O estágio é longo e efectuado em barricas novas de carvalho francês.

De cor rubi intenso, revela um nariz exuberante, com fruta de bosque em bom plano. Amoras pretas e mirtilos assolam de imediato. Bastante balsâmico, denota também aromas resinosos e mentolados. A fechar o seu conjunto olfactivo, sentem-se ligeiras sensações fumadas e muito bem integradas.

Na boca entra forte e seguro. Volumoso, guloso e bem estruturado, este tinto do Novo Mundo revela-se fresco e com uma acidez muito correcta. O seu final é quente, mas longo e deveras persistente. Uma aposta segura…a um preço muito convidativo. Cerca de € 23,00…what else!