domingo, 20 de setembro de 2009

QUINTA DO AMEAL LOUREIRO 2008

Região: Vinhos Verdes
Produtor: Quinta do Ameal
Enologia: Pedro Araújo.
Castas: Loureiro.
Teor Álcool: 11,5%.       
P.V.P: +/- € 6,00.


A Quinta do Ameal situa-se no concelho de Ponte de Lima, mais propriamente na ancestral freguesia de Refóios do Lima.
Esta belíssima quinta, nas margens do rio Lima, tornou-se conhecida nos últimos anos sobretudo pela sua aposta na casta Loureiro, uma das mais emblemáticas da região dos vinhos verdes.
O processo de produção inclui a selecção criteriosa das melhores uvas, fermentação a temperaturas controladas, engarrafamento e rotulagem automáticos na propriedade.
Este Quinta do Ameal Loureiro é um vinho extreme da casta Loureiro, produzido na sub-região do Lima e em solos graníticos.
Provém de uma vinha de 12 hectares exclusivamente plantados com esta casta, a qual é cultivada de acordo com os mais rigorosos princípios biodinâmicos.
Apresenta uma cor amarela pálida, de aspecto límpido e brilhante.
O seu nariz mostra-se frutado, com boas notas florais e citrinas, onde ressaltam, as limas e as ameixas brancas, com flores brancas pelo meio.
Não obstante as suas fortes componentes frutadas e florais, os seus toques minerais são também bastantes evidentes.
Na boca apresenta um corpo médio, com uma bolha finíssima.
Trata-se de um vinho delicado, com muito boa frescura e uma acidez bem integrada que não sobressai em demasia como acontece em muitos vinhos verdes.
O seu final é médio mas muito elegante.
A casta Loureiro aparece aqui em todo o seu esplendor, sendo este vinho um excelente exemplo das potencialidades desta magnífica casta minhota.

Sem comentários: