quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RESTAURANTE DOC – Um Santuário Gastronómico no Douro

Situado naquele que é um dos percursos panorâmicos mais bonitos e arrebatadores do nosso país, a sumptuosa estrada marginal entre a Régua e o Pinhão, o Restaurante DOC localiza-se mais precisamente na Folgosa do Douro, concelho de Armamar.      
                                                                                           
Instalado num amplo edifício de arquitectura moderna, mas perfeitamente enquadrado no cenário envolvente, o DOC está literalmente construído em cima do rio, podendo a ele aceder-se também por via fluvial, atracando-se num cais simpático e funcional com capacidade para cerca de 15 barcos.

 
Este espaço beneficia ainda de uma deslumbrante esplanada, toda ela virada para aldeias, quintas e vinhas que ajudam a engalanar ainda mais o nosso horizonte, e na qual poderemos, sempre que o tempo permitir, deliciarmo-nos com uma tentadora refeição, participar numa animada tertúlia ou simplesmente degustar  um bom vinho.

Assente numa filosofia que se poderá designar de triangular, composta por uma cozinha elaborada, vinhos de qualidade e beleza paisagística, o DOC tem presenteado os seus clientes com uma carta repleta de boas sugestões vínicas que, não ignorando as demais regiões vinícolas portuguesas e até estrangeiras, possui uma natural incidência sobre vinhos provenientes do Douro.



Este esforço em estimular a descoberta do imenso património vínico da região, aliada a uma prática sensata no que ao preço dos vinhos respeita, valeu a este restaurante, poucos meses após a sua abertura, a atribuição pela Revista de Vinhos do prémio para a Melhor Carta de Vinhos Regional.

A ideia de que um bom vinho, quando bem harmonizado, pode engrandecer toda uma refeição, não é apenas uma prática diária do DOC…é sobretudo a sua bússola e o seu lema de vida! 


Mas não só de cozinha e de vinhos vive o DOC. Existe ainda todo um projecto ligado a eventos de outra natureza, o qual se encontra em permanente dinamização e se pauta sempre pelo respeito por toda a beleza de um território que a UNESCO classificou como Património Mundial. Esta constante preocupação tem-lhe permitido afirmar-se como um projecto âncora na dinamização do turismo no Alto Douro Vinhateiro.

As propostas gastronómicas são muitas, com a vantagem de serem apresentadas de formas variadas e até originais.
O Chef Rui Paula tem como preocupação primordial, a utilização de produtos genuínos e de elevada qualidade, que lhe permitam apresentar uma cozinha, essencialmente, de cariz tradicional português, embora elaborada com recurso a técnicas e a concepções mais actuais.


Como o próprio afirma, a sua culinária está intimamente ligada a sensações e a memórias antigas, cuja matriz visa sempre respeitar, não obstante a sua eterna busca por novas nuances que valorizem os aromas, os sabores e as texturas dos produtos.

Sem me querer alongar mais nesta minha já vasta descrição, e porque acredito que a consulta directa da fabulosa ementa que este Restaurante nos proporciona é muito mais aliciante, remeto-vos para o seu site oficial http://www.ruipaula.com/doc/menu, limitando-me somente a afirmar que se trata, indiscutivelmente, de uma espaço de emoções e de prazer, que com toda a naturalidade tem sabido fazer jus à reconhecida magistralidade do nosso DOURO!

2 comentários:

maria joão pavão serra disse...

GOV, my GOV
Á conta da lua, das estrelas, dos camelos , dos carneiros, das rosas, das moedas, das fontes, dos leques, dos títulos e de mais um sem fim de non-sense cheios de sense, deixei para trás a tua louca paixão, os meus travel secrets, o teu DOC e a minha Karen...
a noite ainda é uma adolescente, mas eu hoje não posso ser Sheherazade lusa, porque amanhã também tenho Taran rahn rahn rhan Uuu Uuuu , não às 7 mas às 10!
Por isso passo por aqui só de raspão para um aperitivo, e voltarei para saborear com calma acompanhada de um Gris Sahari estupidamente gelado...
Berbere, sem rótulos, upssss ..... títulos :-)

OLGA MAGALHÃES CARDOSO disse...

Ganda noitada ontem! Estou aqui que nem me aguento!

Muito obrigada Marquise des étoites sur le ciel du sahara :-)