quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PINTAS 2001

Região: Douro
Produtor: Wine & Soul, Lda
Enólogo: Jorge Serôdio Borges
Castas: vinhas velhas com castas tradicionais misturadas
Vol. Alcool: 14,5%
P.V.P.: +/- € 100,00 (se houver)

Agradeço a deus e quiça ao destino, o privilégio de me ter cruzado com este sumptuoso néctar, oito anos após a sua colheita.
O seu aroma cativante e envolvente, fez-me de imediato adivinhar que estava perante um vinho profundo e misterioso.
O seu nariz está profusamente marcado pelas frutas negras, carnudas e maduras, perfeitamente misturadas com as notas de cacau e café que também se fazem mostrar de forma não menos tímida.
Como que a fechar este extasiante conjunto de aromas, aparecem ainda agradáveis sensações balsâmicas e um ligeiro toque mentolado a conferir ainda maior complexidade ao seu conjunto.
Em suma, o seu fruto preto não poderia estar melhor harmonizado com a profundidade da sua madeira.
Avançando de forma algo respeitosa e cerimoniosa para as suas sensações de boca, trago a trago, ia-me deliciando com a sua grande estrutura e notável acidez.
Um vinho cheio mas fresco, macio mas com garra, suportado por uma exemplar textura de taninos redondos e reconfortantes.
O seu final é muito longo, opulento e poderoso.
Uma colheita inaugural de grande nível, que com grande Pinta me encheu a alma.
O jus ao nome estava indubitavelmente confirmado e o já proclamado vaticínio de um grande futuro, inquestionavelmente compreendido.
Este vinho foi elaborado a partir de uma variedade de castas tradicionais, encepadas em vinhas velhas, com mais de 70 anos.
As uvas foram sujeitas a uma apertada selecção, quer na vinha, quer na chegada aos lagares, desengaçadas e pisadas a pé durante toda a fermentação alcoólica.
O estágio e a fermentação maloláctica teve lugar em barricas de carvalho francês, parte delas novas e a outra parte com mais de um ano.
O resultado manifestou-se de forma contundente, revelando a mestria de um então muito jovem enólogo.
Um Senhor Grande Vinho, que nos transporta de uma forma magistral e divina para a monumentalidade da região que lhe serviu de berço – o Douro.


2 comentários:

su disse...

Magistral comentário, minha Mestre...e que vontade me deu deo provar

Pumadas disse...

Olga,

Excelente nota de prova e excelente vinho. Parabéns