sábado, 26 de setembro de 2009

HERDADE DO PORTOCARRO - COLHEITA 2005



Região: Terras do Sado
Produtor: José da Mota Capitão
Enólogo: Paulo Laureano

A Herdade do Portocarro, nome ainda desconhecido por muitos, nasceu de um sonho que José da Mota Capitão logrou tornar realidade.
Trata-se de um homem interessante, simpático e genuíno com quem tive o prazer de conversar no passado Essência do Vinho 2009.
A forma envolvente e apaixonada como falava dos seus vinhos fez com que me interessasse ainda mais por este projecto, tendo até, por breves momentos, conseguido transportar-me para a sublime região francesa da Borgonha e os seus típicos petits vignerons.
Esta herdade situa-se no Torrão, terra de feição alentejana mas formal e administrativamente pertencente ao distrito de Setúbal.
São assim vinhos produzidos nas Terras do Sado, beneficiando de uma suave brisa vinda do oceano atlântico.
O projecto é ainda recente, tendo as primeiras vinhas sido plantadas em 2002, em local onde anteriormente residiu uma várzea de arroz.
José da Mota Capitão escolheu sete castas tintas para alimentar o seu sonho, Aragonês, Alfrocheiro, Touriga Franca, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e a italiana, grande responsável pelos vinhos de Chianti – Sangiovese.
A partir destas castas, a Herdade do Portocarro proporciona-nos três excelentes vinhos tintos, distintos no seu perfil e segmento, mas idênticos na qualidade e irreverência com que se apresentam.
A colheita de que aqui vos vou falar é a de 2005, ano em que José da Mota Capitão nos presenteou com promissoras novidades.

HERDADE DO PORTOCARRO 2005
Castas: Aragonês (30%), Alfroucheiro (30%), Cabernet Sauvignon (30%), Touriga Nacional (5%) e Touriga Franca (5%).
Teor Álcool: 14%

Um lote sedutor que aproxima este vinho da tipologia característica dos vinhos alentejanos.
Apresenta uma densa cor granada e no nariz seduz pelas suas notas de fruta madura, algo compotada, onde se destacam ainda as notas a madeira, o couro e um ligeiro balsâmico.
Na boca mostra-se elegante, com boa estrutura e taninos redondos. Termina de forma especiada, harmonizando lindamente com pratos condimentados.

CAVALO MALUCO 2005
Castas: Touriga Franca (45%), Touriga Nacional (45%) e Petit Verdot (10%).
Teor Álcool: 14%

“Cavalo Maluco (Crazy Horse) foi um grande chefe Sioux que resistiu à ocupação e destruição das terras e cultura do seu povo, permanecendo fiel aos seus valores e códigos de honra, pelos quais deu a vida. Uma personalidade potente e intensa, indomável e irreverente, mas também sensível, gracioso e elegante, como este vinho que assume o seu nome. Um vinho que é uma força da natureza e que presta homenagem a todos os "Cavalos Malucos", apaixonados e desassombrados, que pensam pela sua cabeça e trilham o seu caminho, com paixão pela diferença. Cada ano de Cavalo Maluco presta homenagem a uma personalidade que se identifica com este espírito. Esta primeira edição de 2005 é dedicada ao meu Pai, Luiz da Mota Capitão.”

De cor negra, retinta mesmo, com reflexos de púrpura, este vinho revela um nariz exuberante onde ressaltam de imediato as frutas pretas, mas também a menta, algum tabaco e muita erva aromática.
A madeira está bem presente mas faz-se notar de forma controlada, não prejudicando em nada a sua memorável panóplia de aromas.
Acidez firme, com taninos bem presente mas muito refinados.
Este elixir possui um final quase interminável, revelando, ao longo de uma refeição, e à medida que o tempo e a oxigenação se vão desenrolando, nuances sempre novas e inolvidáveis.

ANIMA L5
Castas: Sangiovese (100%)
Teor Álcool: 14%

A sua cor é de um rubi escuro e o seu aroma intenso e profundamente sedutor.
A sua fruta negra, a lembrar amoras, cerejas e mirtilos em nobres compotas, manifesta-se na dose certa.
A tosta da barrica mostra-se muito elegante e bem integrada com o chocolate e as notas balsâmicas que se sentem ao fundo.
Na boca mostra-se delicado, com bom corpo e deliciosamente cremoso. Os seus taninos são redondos e muito seguros.
Estamos inquestionavelmente perante um vinho bastante complexo e detentor de uma elegância aristocrática.

1 comentário:

Pericles Pinto disse...

Poderia dar-me a morada da Herdade do Portocarro?

Provei o Tinto 2007 há dois dias atrás fiquei com vontade de visitar a Herdade.