quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

COLLECTION 2010 by RAMOS PINTO

A boa produtividade de 2010, em termos vinícolas, vem associada ao equilíbrio e à elegância dos vinhos deste ano. A frescura e a suavidade são as principais características dos nossos vinhos, desta colheita.

Neste vinho, juntam-se as uvas da Quinta do Bom Retiro, quinta tradicional do Douro, situada na sub-região de Cima Corgo, e as da Quinta de Ervamoira, a primeira quinta moderna do Douro, situada na sub-região do Douro Superior. Enquanto as primeiras lhe conferem complexidade, elegância e finesse/carácter, as segundas trazem-lhe vivacidade, nervo e concentração.

Das vinhas velhas da Quinta do Bom Retiro e das vinhas maduras da Quinta de Ervamoira nasce este vinho de cor densa e brilhante, muito escura e com reflexos grená.

Apresenta um nariz intenso e suave, com aromas vivos de flor de laranjeira e de tangerina, notas de especiarias, pimenta preta. No final, sobressaem aromas delicados de amoras e ginja, com notas de marmelo. 

E na boca, é elegante e dinâmico, passa de macio a saboroso, com aromas de esteva e especiarias. No final de boca, como acontecia no nariz, aparecem e ficam aromas frutados de ginja, cereja e amoras.

Sugerimos que acompanhe o COLLECTION 2010 com entradas à base de presunto e carnes frias. Interessante, como acompanhamento de pratos agridoces, como lombo de porco assado com marmelos e lombo de porco recheado com ameixas. É perfeito com pratos de porco assado no forno. 

No fim da refeição é óptimo com queijo de ovelha apimentado, não muito curado, como por exemplo queijos de ovelha do Vale do Côa com doce de amoras e com doce de abóbora e amêndoa.  A imagem do COLLECTION 2010 – Bacantes com tigres, é um postal impresso em Paris, em 1916, pela Casa Plumereau Fils, encomendado por Adriano Ramos Pinto para reclame dos seus vinhos.                             

Press Release
Ramos Pinto. Grandes Vinhos.

Sem comentários: