sábado, 10 de outubro de 2009

QUINTA DOS ROQUES - ENCRUZADO 2008


Região: Dão
Produtor: Quinta dos Roques
Castas: Encruzado
Enólogo: Rui Reguinga

Vol. Alcool: 13,5%
P.V.P.: +/- € 12,00

De cor amarelo palha, límpido e cristalino, este vinho foi elaborado 100% a partir da casta Encruzado, uma das mais notáveis castas brancas nacionais e que actualmente se assume como a grande referência da região demarcada do Dão.


A sua vinificação teve lugar em cubas de inox, a temperaturas controladas, tendo 65% do vinho sido fermentado em barricas de carvalho francês, nas quais permaneceu por mais seis meses.
No nariz, mostra-se aromaticamente intenso, com as suas notas cítricas de lima e limão a manifestarem-se como uma espécie de porta estandarte. Não se ficando apenas por aqui no que concerne aos seus aromas frutados, surgem logo de seguida referências a laranjas doces, maças e maracujás.
A este leque de frutas frescas, juntam-se ainda suaves notas vegetais e minerais, devidamente acompanhadas por finos aromas provenientes da boa madeira onde estagiou.
Na boca, onde a sua boa estrutura se torna evidente, somos de imediato invadidos por uma frescura envolvente e uma acidez elegante, com as já referidas sensações de tosta, baunilha e até frutos secos como que a quererem novamente marcar presença.
Com final muito logo e persistente, este branco nacional esgrima uma profundidade e uma complexidade absolutamente geniais.
Não obstante ser já um verdadeiro santuário de prazer, este vinho demonstra possuir uma boa margem de evolução, pelo que não será de todo despiciente reservar uma ou outra garrafa para um adequado e merecido retiro em cave.
Em minha opinião, este vinho da Quinta dos Roques poder-se-á assumir, desde já, como um baluarte da casta Encruzado e um dos melhores brancos portugueses.

4 comentários:

Raul Carvalho disse...

Bom dia,

olhe, estou longe de críticar o seu post, mas reparei que utilizou uma imagem do nosso blog (do Nariz à Boca)... Peço-lhe que mencione no seu post donde retirou a imagem...

Temos direitos de autor e cada vez que alguém retira alguma coisa do nosso blog tem de pedir autorização... Se faz favor coloque a fonte da imagem...

Obrigado

su disse...

"Olhe" Olga, não se sinta afectada com este género de comentário..dor...já ouviu falar? Vou-lhe enviar via email algumas fotos que tirei e está à vontade para as utilizar. Sabe..o que interessa é o contéudo e aí a Olga, apesar de andar há pouco nisto, já está a causar algum nervosismo. Vá em frente, não desamine pois está entre os(as) melhores bloguistas que tenho lido.

Já agora..desconheço a autoria da tal foto e se está registado qualquer direito de autor mas também não é algo que esteja interessada.

Bravo Olga

SF

Unknown disse...

Senhor Raul Carvalho,

Conforme mensagem pessoal que lhe dirigi, sou a informar que a foto em causa foi devidamente retirada.

Contudo, fica aqui registado o meu pedido público de desculpa.

P.S. - Obrigada Susana, pelas fotos facultadas.

Muito obrigada,
Olga Cardoso

Gus disse...

Cara Olga,

Este encruzado dos Roques é absolutamente fantástico.
Parabéns pelo blog e pelas excelentes notas de prova...