domingo, 1 de novembro de 2009

VINHA OTHON RESERVA 2006

Região: Dão
Produtor: António Canto Moniz
Enólogo: João Paulo Gouveia, Carlos Silva e Miguel Oliveira
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen
Vol. Álcool: 14%
P.V.P.: +/- € 15,00

E porque são os vinhos apaixonantes que me movem e me compelem para a escrita, não podia deixar de partilhar com todos vocês as minhas impressões sobre o que de mais nobre e elegante se poderá fazer em Portugal – Vinha Othon Reserva 2006 - um verdadeiro Cavaleiro Andante dos vinhos portugueses.
Se procuram vinhos alternativos, se se sentem atraídos por novas descobertas, se buscam aventuras vínicas de infindável prazer, estou certa que na companhia deste vinho irão conseguir concretizar todos esses desejos.
Este vinho chega-nos da tão injustamente ostracizada Região Demarcada do Dão, mais concretamente da Quinta da Cruzadinha e é elaborado a partir das nobres castas, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen, enxertadas em vinhas velhas, com mais de 50 anos.
Como muito poucos conseguirão, este vinho possuí o condão de nos transportar ternamente no seu colo e de nos conduzir pelas suas próprias mãos até às mais puras sensações de profunda harmonia e de um equilíbrio emocionante.
De um intenso vermelho rubi, este tinto mostra-nos um nariz com muita fruta madura e franca, onde se sentem de imediato as groselhas, as ameixas e os mirtilos.
A sua madeira de boa qualidade está tão bem integrada que nem se sente. Será um defeito? Não, é seguramente uma qualidade!
A sua boca seduz, desde logo, pela sua notável acidez, pela sua delicada frescura e pelos seus taninos redondos, de uma elegância absolutamente irrefutável.
O seu final é descomunalmente marcante e persistente, parecendo até que todas as suas deliciosas sensações de boca não nos querem deixar partir.
Um exemplo ímpar de enorme complexidade e de grande concentração.
Um vinho com um porte aristocrático, onde a austeridade, a delicadeza e a sobriedade são adjectivos a ter em conta.
Estamos indiscutivelmente perante um tinto de grande personalidade, um tinto de enorme carácter, um vinho que consegue ser simultaneamente avassalador e comovente, atenta toda a graciosidade e grandiosidade com que nos presenteia.
Se este vinho não nos ajuda a atingir o sétimo céu, deixa-nos seguramente lá próximo!
Um grande tinto português.        
Nota: 17,5                                                      Olga Cardoso     

3 comentários:

Anónimo disse...

Já Provei e não gostei mesmo nada... Sem alma nem cor, fiquei completamente desiludido com este vinho esperava mais, não sei se culpa dos enólogos, mas nada de especial, pois do Dão só se espera coisas maravilhosas... Por isso nota negativa para os enólogos. Francisco Horta Campos da Cunha (Advogado).

Anónimo disse...

O vinho é excelente! Bebi este e o recente 2009. Ambos mostraram grande qualidade.
João Lúcio Alvear (simples mortal)

Paulo Sousa disse...

Este Vinha Othon Reserva Tinto, para mim, é um excelente vinho. Tem a harmonia de todos os elementos, ainda que estejam presentes as boas notas da tosta da barrica. Há uma maior evidência gastronómica neste estilo e isso é uma vantagem